terça-feira, 10 de abril de 2012

Pipoca contra envelhecimento



A famosa pipoca do cinema ou daquela da tarde de domingo pode ser uma importantealiada da saúde ao lado das frutas e legumes. Mas com pouca quantidade de sal, manteiga e óleo.
Uma pesquisa da Universidade de Scranton, na Pensilvânia (EUA), revelou que a pipoca contém mais polifenóis do que algumas frutas e legumes. Os polifenóis são substâncias químicas antioxidantes responsáveis por diminuir a concentração de radicais livres no organismo, que provocam o envelhecimento e causam doenças como o câncer e o Alzheimer.
A intensidade dessa substância é maior na pipoca, pois ela tem baixa concentração deágua, considerando que os polifenóis se diluem no líquido. Ela tem, em média, apenas 4% de água em sua composição, enquanto frutas e legumes têm 90% de água. As frutas secas também apresentam maior concentração de polifenóis antioxidantes por essa mesma lógica.
Receita
É na casquinha da pipoca que está a maior concentração dessa substância e das fibras, apesar de a maioria das pessoas eliminar essa parte com medo de que enrosquem nos dentes. A pipoca é 100% constituída por grãos integrais, e pode fornecer 70% da ingestão diária necessária de grão integral. Seria uma forma agradável de suprir essa necessidade diária que não é suficiente para algumas pessoas.
Mas é importante destacar que a pipoca só é considerada saudável quando feita com quantidades reduzidas de sal, manteiga ou óleo. As versões para micro-ondas ou amanteigadas de cinema não são recomendadas pelos pesquisadores. Além disso, eles indicam a pipoqueira como método mais eficiente.
Apesar de rica em polifenóis, a pipoca tem mais calorias do que frutas e legumes. Por isso, o ideal é consumir duas xicaras de pipoca por dia, sendo que uma xícara tem, em média, 70 calorias.
 Fonte: Helena Ometto

Nenhum comentário:

Postar um comentário