A gigante da informática Apple, que deverá lançar uma versão mini de seu
tablet iPad, atual líder de mercado, pode dominar seus competidores com
esse novo produto, dizem analistas do setor. O Wall Street Journal
revelou na quarta-feira passada que a empresa prepara o lançamento desse
novo tablet, com tela menor que a do iPad.
"Os fornecedores asiáticos de componentes da Apple estão se adaptando para produzir em massa, a partir de setembro, um tablet cuja tela será menor que a do iPad", informa o jornal em seu site, citando altos funcionários dos concorrentes. Segundo as fontes, não identificadas, a diagonal da tela do novo tablet terá menos de oito polegadas (em torno de 20 cm), contra as atuais 9,7 polegadas (25 cm) do iPad.
"Os fornecedores asiáticos de componentes da Apple estão se adaptando para produzir em massa, a partir de setembro, um tablet cuja tela será menor que a do iPad", informa o jornal em seu site, citando altos funcionários dos concorrentes. Segundo as fontes, não identificadas, a diagonal da tela do novo tablet terá menos de oito polegadas (em torno de 20 cm), contra as atuais 9,7 polegadas (25 cm) do iPad.
O jornal acrescenta que o lançamento do novo produto deve permitir à
Apple manter sua posição de líder no mercado de tablets, agora disputado
pela coreana Samsung e as americanas Amazon,
Microsoft e Google.
Especialistas dizem que a ideia deve fazer com que o fundador da Apple, o
falecido Steve Jobs, se revire no túmulo, pois ele era categoricamente
contrário a ela, mas ao mesmo tempo destacam que o mercado já mudou
muito desde sua morte, em outubro passado.
Jobs chegou a dizer que os tablets com telas de sete polegadas (17,8
cm) deveriam "incluir uma lixa, para que os usuários pudessem lixar seus
dedos e assim poder usar suas teclas". Tablets de formato menor que o
do iPad tradicional, que possui tela de quase 10 polegadas (de 24,6 cm),
como o Kindle Fire de Amazon, o Nexus 7 da Google e o Galaxy da
Samsung, obtiveram êxito em seu lançamento.
Os rumores sobre o lançamento do mini iPad, têm circulado durante
meses, mas o The Wall Street Journal informou nesta semana que os
fabricantes de componentes da Apple na China estão se preparando para a
produção massiva do dispositivo. "Apesar do que Steve Jobs disse, o
formato de sete polegadas é muito popular e muito prático em termos de
mobilidade", disse Jack Gold, analista da J. Gold Associates. "Além do
que, este formato é menos custoso e a Apple poderá assim competir na
linha mais econômica do mercado de tablets", completou.
Tom Mainelli, de empresa de pesquisa IDC, disse que a Apple se deu
conta de que as grandes tablets não são universalmente populares e
afirmou que os usuários no Japão, "que têm uma cultura maior de
portabilidade", podem preferir um formato menor, que também pode ser
melhor para as escolas primárias. "Caso a Apple venda o novo dispositivo
a menos de 300 dólares, como se espera, será uma grande dor de cabeça
para os modelos Android, do Google", afirmou.
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