Executivo diz que trazer produto ao país requer adaptação local. Empresa começou a vender livros digitais e filmes no Brasil.
Diretor de produto do Google, Hugo Barra, mostra o
tablet próprio da companhia chamado Nexus 7
(Foto: Paul Sakuma/AP)
O tablet Nexus 7, do Google, será lançado no Brasil em 2013, “em breve”
disse o brasileiro Hugo Barra, vice-presidente global de Android, ao G1. O tablet não acompanhou a oferta de livros digitais e filmes na Google Play brasileira, anunciada nesta quinta-feira (6) conforme a empresa gostaria.
“A gente gostaria de ter lançado o Nexus antes do Natal, mas isso leva
tempo porque é preciso adaptar o produto ao mercado brasileiro,
homologá-lo. Não é fácil certamente por conta também da parte
tributária, mas vamos fazer isso ano que vem e espera que seja em
breve”, disse Barra, que foi promovido a vice-presidente da divisão
Android, na sede do Google, na Califórnia (EUA), há cerca de um mês.
O executivo não detalhou se o Google pretende trazer ao Brasil tanto o
Nexus 7, fabricado pela Asustek, como o modelo mais recente, com tela de
10 polegadas, produzido pela Samsung.
O Brasil é o 11º país a vender e-books e vídeos do Google. Segundo
Barra, o processo de negociação com dezenas de editoras locais foi
trabalhoso, “mas não houve dificuldade”.
Além do acervo de títulos pagos em português – superior aos 13 mil títulos anunciados hoje pela Amazon brasileira
– Barra ressalta a oferta de obras gratuitas, de domínio público, que
já faziam parte do acervo do Google e foram adaptadas à Google Play. “É
um acervo de domínio público que vai de Shakespeare a Machado de Assis,
que já faz parte de um trabalho de digitalização de livros do Google.
Com a loja no Brasil conseguimos trazer esse milhões de livros à Google
Play”, conta.
Ampliar o acervo da Google Play brasileira é outra meta do Google para
2013. “Faltam músicas, revistas e seriados de TV. Ainda não temos uma
data específica em 2013, mas esperamos poder lançar o mais rápido
possível”, concluiu Barra.
Embora o processo seja mais prático para smartphones e tablets com
Android, os livros e filmes vendidos na Google Play e no YouTube, podem
ser adquiridos em outros equipamentos e sistemas operacionais, via
navegador. Por questões de direito autoral, somente usuários Android
podem comprar e baixar filmes para assistir off-line nos dispositivos
compatíveis. O restante deve ser acessado on-line via streaming.
Nesta quinta-feira, a Amazon também iniciou sua operação local com a
oferta de 13 mil livros digitais e da versão mais básica do leitor
Kindle, por R$ 300. Do ponto de vista do Google, o anúncio quase
simultâneo de dois grandes rivais no segmento “foi apenas coincidência”.
“Claro que o Natal está chegando e a gente queria lançar isso antes do
Natal o que é totalmente compreensível comercialmente”, observa.
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