terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Docomo se une a Intel e Samsung para criar rival de Android e iOS


Primeiros aparelhos com o sistema Tizen devem chegar em 2013. Grupo quer ganhar espaço do Google e da Apple em smartphones.

Fonte:  G1


O sistema operacional móvel do Google, Android, atingiu mais de 72% de participação de mercado (Foto: Mark Blinch/Reuters)
Sistema operacional Android atingiu mais de 72% de

participação de mercado. (Foto: Mark Blinch/Reuters)

A NTT Docomo, maior operadora de telefonia móvel do Japão, aliou-se à Samsung, à Intel e a outras empresas para desenvolver o sistema operacional de código aberto Tizen para dispositivos móveis, informou o site de notícias Yomiuri Shimbun nesta segunda-feira (31).

Com o Tizen, as empresas esperam ganhar espaço dos sistemas Android, do Google, e iOS, da Apple. Juntas, as plataformas detém mais de 86% do mercado de sistemas operacionais para smartphones e tablets, de acordo com a consultoria Gartner.


O sistema Android registrou 72,4% de participação no mercado mundial de dispositivos móveis no terceiro trimestre deste ano, informa  a consultoria Gartner. No Em Segundo lugar está o iOS, com 13,9%.

O sistema de código-fonte aberto também permitirá que operadoras criem suas próprias lojas de aplicativos e serviços adicionais.


Para a Docomo, que não comercializa o iPhone no Japão, ter a opção de um sistema operacional aberto seria uma forma de reverter a perda de assinantes para as concorrentes que vendem o smartphone da Apple.

A Samsung deve começar a vender smartphones com o Tizen em 2013, de acordo com fontes do Yomiuri Shimbun.

Outras empresas envolvidas no desenvolvimento do Tizen são operadoras europeias de telefonia móvel como Vodafone Group PLC e France Telecom, e as companhias japonesas Panasonic e NEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inteligência Artificial Verde: Como a Tecnologia Pode Salvar o Planeta

        A   Inteligência Artificial (IA)   está revolucionando todos os setores da sociedade, desde a medicina até o entretenimento. Mas voc...